Em um ano, mortes no trânsito crescem 45% em Santa Maria

Redação do Diário

Em um ano, mortes no trânsito crescem 45% em Santa Maria
Acidente na BR-392 em agosto de 2021 vitimou duas pessoas em Santa Maria. Foto: Pedro Piegas (arquivo, Diário)

Em 2021, 29 pessoas morreram em acidentes de trânsito em Santa Maria. Isso representa um aumento de 45% em relação ao ano anterior, que teve 20 vítimas fatais. Ocupantes de motocicleta representam o maior número das vítimas, seguidos de pedestres e ciclistas. Foram registrados 608 acidentes com feridos, mais de um por dia durante o ano passado. Os dados foram divulgados pela prefeitura nesta sexta-feira.

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VÍTIMAS FATAIS NO TRÂNSITO DE SANTA MARIA

2019 – 262020 – 202021 – 29

Entre as vítimas fatais, 62,1% são jovens, na faixa etária de 18 a 39 anos. Mas, apesar do aumento no número de vítimas, há queda no número de acidentes em relação aos anos anteriores. Em 2021, foram 608 acidentes, com 756 vítimas com lesões corporais. Em 2020, foram 733 e, em 2019, 953.

ACIDENTES NO TRÂNSITO DE SANTA MARIA

2019 – 953 acidentas; 1.163 feridos2020 – 733 acidentes; 896 feridos 2021 – 608 acidentes; 746 feridos

Se consideradas apenas vias municipais, o número de acidentes foi de 486. O tipo de acidente mais comum é a colisão lateral, com 62,7% dos registros. Na sequência, estão colisão traseira (12,9%) e atropelamento (12,4%).

RUAS MAIS PERIGOSAS

A Avenida Medianeira foi a via mais violenta no trânsito santa-mariense. Em 2021, foram 26 acidentes. Também figuram no topo do ranking as ruas Venâncio Aires (24 acidentes) e Euclides da Cunha (19). 

VIAS COM MAIS REGISTROS DE ACIDENTES

Avenida Medianeira: 26Rua Venâncio Aires: 24Rua Euclides da Cunha: 19 Avenida Borges de Medeiros: 15Avenida Dores: 15Rua Rio Branco: 13Rua Floriano Peixoto: 13Avenida Presidente Vargas: 13Rua Ernesto Beck: 11Avenida Paulo Lauda: 11Avenida Walter Jobim: 10Rua Barão do Triunfo: 9Avenida Liberdade: 9Rua Coronel Niederauer: 8Rua do Acampamento: 8

A Avenida João Machado Soares, em Camobi, foi a que mais teve acidentes com morte: foram 2. Todas as demais vias no ranking tiveram um acidente fatal. Nesta contabilização, estão incluídas apenas as estradas municipais.

LOCAIS DOS ACIDENTES COM VÍTIMAS FATAS

Avenida João Machado Soares (2)Avenida Nossa Senhora das Dores (1)Avenida Hélvio Basso (1)Avenida Borges de Medeiros (1)Avenida Osvaldo Cruz (1)Avenida Paulo Lauda (1)Avenida Maestro Barbosa Ribas (1)Avenida Medianeira (1)Avenida Liberdade (1)Rua Venâncio Aires (1)*Os demais (18), aconteceram em rodovias estaduais ou federais

AÇÕES DO MAIO AMARELO

O mês de maio é dedicado à iniciativa de conscientização no trânsito. No âmbito do Maio Amarelo, neste fim de semana, a prefeitura promove uma iniciativa de conscientização sobre acidentes no trânsito durante a Feira do Livro, na Praça Saldanha Marinho. No sábado, a ação será das 10h às 12h30min e, no domingo, das 16h às 18h. Será entregue material impresso para alertar sobre os cinco principais fatores de risco no trânsito: dirigir sob efeito de álcool; excesso de velocidade; não usar capacete; não usar cinto de segurança; e uso de celular.

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Ainda, neste mês, o Programa Vida no Trânsito realizará diversas atividades de conscientização em empresas, escolas, blitze educativas nas vias mais movimentadas de Santa Maria, além de participar da programação que comemora os 164 anos do município, no dia 17 de maio. 

– Durante todos os meses do ano, realizamos campanhas educativas para a segurança no trânsito e a preservação da vida. Uma característica que chama a atenção na qualificação dos dados é a faixa etária das vítimas. Os jovens têm sido cada vez mais vítimas do trânsito. Com isso, pode-se constatar, principalmente nesses dois últimos anos, em função da pandemia, quando o mercado de trabalho exigiu um novo formato de economia e acelerou a necessidade do serviço de delivery e entregas, aumentando o número de motocicletas nas vias. Em comparação aos anos anteriores, observamos uma redução na sinistralidade como consequência das intensas campanhas de conscientização pela segurança no trânsito e, também, pelo comportamento da população frente às medidas impostas pela pandemia no período, o que diminuiu o número de pessoas e veículos nas ruas – diz Lucimar Garcia de Sá, coordenadora do Programa Vida no Trânsito (PVT)

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